Para além de um produto, home theater é um conceito que surgiu na década de 1970, com a utilização do videocassete. Isso porque, ao contrário do cinema, era possível controlar o que assistir e como – tudo no conforto do lar, sem ter de contorcer-se para driblar a cabeça da pessoa da fileira da frente.
Com o passar do tempo novas tecnologias foram surgindo e além de TVs de alta resolução e tocadores de DVD e Blu-ray, o som tornou-se um grande diferencial, possibilitando maior imersão nas cena
O som home theater é baseado no sistema surround sound, que consiste na gravação de diversos canais de áudio que são estrategicamente distribuídos no ambiente para causar diferentes percepções do áudio. O aparelho de home theater é a combinação de receiver (receptor), que distribui os canais para as caixas acústicas, que emitem os sons.
Devido a e essa divisão dos canais começa a partir de 5.1, mas pode ser 7.1 também, por exemplo. Esses números se referem à quantidade de caixas acústicas, sendo que o número após o ponto indica a quantidade de subwoofers (caixas responsáveis pelos sons mais graves). Sendo assim, um home theater 5.1 possui 5 caixas acústicas e 1 subwoofer.
