Os colchões de mola existem em duas opções: molas bonnel e molas ensacadas. O colchão de molas bonnel possui uma fina camada de espuma e molas entrelaçadas, o que oferece maior durabilidade e estabilidade ao molejo. O segundo modelo tem as molas ensacadas, também conhecidas como molas pocket, que são revestidas separadamente, assim, não existe atrito entre as molas e elas se adaptam facilmente ao formato do corpo, oferecendo o máximo de conforto.
O colchão mais popular e barato ainda é o colchão de espuma, porém sua manutenção acaba saindo mais cara, já que precisa ser trocado com maior frequência, devido ao desgaste do material. Por isso, quando for considerar o investimento, lembre-se que os colchões de molas têm vida útil de até 10 anos.
Quando trocar de colchão?
Como já falamos anteriormente, a durabilidade do colchão de molas é muito maior que o de espuma, que deve ser trocado com mais assiduidade, como de 3 em 3 anos para alguns modelos. Porém, outros pontos devem ser avaliados para que você saiba se já está na hora de trocar seu colchão.
- Fique atento ao “prazo de validade” do seu colchão;
- Preste atenção nas deformidades causadas pelo uso;
- Perceba se você tem tido boas noites de sono como um ano atrás ou não.
Avalie esses pontos já que um colchão fora da validade e com ondulações em sua estrutura pode trazer danos à saúde de quem o utiliza.
Como escolher o colchão mais adequado?
Primeiro, faça uma relação entre a sua altura e o seu peso para escolher a densidade adequada para seu biotipo (veja a tabela abaixo). Em seguida, verifique com atenção as dimensões da cama, para acertar no tamanho do item.
Confira também as opções de colchão inflável, uma ótima opção para acampamentos e para guardar como colchão reserva quando for receber visitas.

Fonte: INMETRO
