Televendas
(62) 4002.4334
Capital
(62) 3501.1000
Demais Localidades
Televendas
(62) 4002.4334
Capital
(62) 3501.1000
Demais Localidades

Receba ofertas e descontos exclusivos no seu e-mail!

Fogão

Qual é o melhor fogão?

Na Novo Mundo, você encontra opções de fogão de piso e de embutir da Brastemp, Electrolux, Consul, Dako e muito mais. Conheça os modelos a gás com 2, 4, 5 e 6 bocas, além do fogão industrial com forno. Está em dúvida de qual fogão comprar? Saiba mais sobre as diferenças entre os fogões, como escolher o número de queimadores e as funcionalidades úteis, além de dicas de limpeza!

Tipos de fogão

Para começar a escolha do fogão, veja a tabela a seguir e identifique qual tipo de fogão vendido na Novo Mundo é mais indicado para suas necessidades.

Tipo de fogão Fogão de piso
Piso
Fogão de embutir
Embutir
Fogão industrial
Industrial
Características Fácil de instalar e ideal para uso doméstico Também ideal para uso doméstico.
Demanda cozinha planejada.
Ideal para uso intenso, como em restaurantes e escolas ou para casas de veraneio e áreas externas, devido sua resistência.
Queimadores 4, 5 e 6 bocas 4, 5 e 6 bocas 2, 4 e até 8 bocas
Forno Pode ter até 2 fornos
(forno duplo).
Possui modelos com
até 2 fornos.
Possui modelos sem e com forno.
Funcionamento A gás ou gás encanado
(após ajuste).
A gás ou gás encanado
(após ajuste).
A gás ou gás encanado (após ajuste).

Quantidade de bocas

Para escolher o número de queimadores do seu fogão, leve em conta seu perfil:

Mora sozinho(a): um fogão 2 bocas é o ideal para quem tem pouco espaço, não cozinha muito e vai usar o fogão para preparar pouca variedade de comida. Já quem tem mais espaço, costuma cozinhar mais e receber amigos para refeições, pode optar por um fogão 4 bocas.


Casal sem filhos: perfil também adequado a pessoas que dividem a casa, é ideal para aqueles que cozinham mais no final de semana ou ainda costumam receber amigos em casa e preparar refeições simples. Sendo assim, um fogão 4 bocas dá conta do recado.


Casal com um filho: nesse caso é necessário um fogão de 4 ou 5 bocas, pois a frequência de uso desse perfil de consumidor é mais intensa. Além disso, a variedade de comidas pode ser maior.


Família grande: para famílias maiores é necessário um reforço na quantidade de queimadores. Por isso, a escolha mais adequada é por um fogão de 6 bocas, que permite o preparo de mais alimentos simultaneamente com uma maior agilidade.

Características dos fogões

Conheça as principais características dos fogões. Assim, você vai ter mais facilidade e até mesmo segurança na hora do preparo das refeições:


Queimadores

Dupla, tripla, quadri e mega chama: permite o cozimento mais rápido e uniforme de maior quantidade de comida, sendo utilizado para panelas maiores.

Chama flex: permite controlar separadamente a chama externa e interna do queimador, de forma a torná-las mais sensíveis ou mais potentes.

Queimador selado: evita que sujeira, alimentos e líquidos entrem dentro do queimador e acabem entupindo-o e prejudicando seu funcionamento.

Mesa

Painel digital e touch: mostra informações como a temperatura ajustada no forno e a hora. Alguns modelos são touch - sensíveis ao toque, tornando o manuseio ainda mais fácil.

Corta-chama: ideal para quem tem crianças em casa ou costuma ligar as bocas do fogão acidentalmente. É necessário manter o botão em posição de chama máxima, pressionando-o durante 10 segundos aproximadamente.

Acendimento automático: acendimento dos queimadores através de faíscas produzidas por energia elétrica. Caso falte luz é possível acender o fogão com fósforo, isqueiro ou acendedor.

Consumo de gás e energia elétrica

Consumo de gás: A Conpet, através do selo Conpet de eficiência energética, sinaliza ao consumidor os produtos que são mais eficientes no consumo de gás, classificando-os de A a E. Sendo assim, fogões com selo Conpet A serão sempre mais econômicos do que aqueles com classificação C, por exemplo.

Classificação energética: para fogões com acendimento automático, o INMETRO atribui uma classificação de A a E – o selo Procel. Fogões mais econômicos (mesa e forno) têm classificação mais próxima de A e os que mais consomem energia são mais próximos de E. Por isso, se estiver levando em conta o consumo energético e ficar na dúvida entre um fogão com mesa A e um fogão com mesa C, prefira a primeira opção.

Como escolher o forno?

Conheça algumas das principais funcionalidades dos fogões e acerte na escolha:

Grill: é perfeito para receitas mais douradas, com cor homogênea. Os pratos ficam mais bonitos e saborosos. Pode também ser utilizado para finalizar massas e lasanhas.

Convecção: sistema de circulação de ar que garante uma temperatura mais homogênea no forno a gás, já que o calor é melhor distribuído. Além disso, pode agilizar o processo de cozimento e evita absorção de odores, o que é ideal para preparar alimentos diferentes ao mesmo tempo.

Luz no forno: permite espiar os alimentos durante o preparo sem a necessidade de abrir o forno, o que acaba interferindo na temperatura interna e muitas vezes compromete a qualidade das refeições.


Vapor no forno: deixa os pratos mais suculentos e saborosos e as carnes menos ressecadas. Possibilita preparar receitas sem precisar deixar em banho-maria.

Prateleiras deslizantes: as hastes são mais seguras, acompanhando o movimento de abertura da porta do forno.


Autolimpante: as paredes do forno autolimpante são revestidas de esmalte especial para evitar manchas de óleo e gordura.

Vidro duplo: fornos com vidro na parte interna e externa são mais seguros, garantindo uma dupla proteção e evitando queimaduras.

Pés altos ou ajustáveis: facilitam a limpeza ao redor e na parte de baixo do fogão.


Dicas de instalação

  • Meça o espaço disponível antes de comprar seu fogão, bem como a voltagem das tomadas. O fogão deve ser instalado num local arejado e sem muita circulação de pessoas.
  • Procure colocar o fogão de piso perto de uma bancada para facilitar o preparo dos alimentos.
  • Tanto os fogões de embutir, quanto fogões de piso, devem ser preferencialmente instalados por uma rede autorizada. Consulte o manual do fabricante para informações sobre instalação gratuita.

Qual a melhor forma de limpar o fogão?

A limpeza é essencial para a manutenção do fogão, assim evita-se o entupimento de queimadores, manchas, entre outros desconfortos. Antes de limpar seu fogão, sempre desligue-o da tomada e feche o registro de gás. Lembre-se: o fogão deve estar frio para que a limpeza seja feita.

Para a limpeza da mesa do fogão, utilize a parte macia da esponja com água e sabão ou detergente neutro. Não use instrumentos cortantes ou produtos abrasivos, como palha de aço, produtos químicos, ácidos, vinagres, suco de limão. Após limpar a mesa, seque imediatamente com pano seco e macio para evitar manchas.

Para limpar o forno, remova o excesso da gordura com um pano úmido e morno. Nos modelos autolimpantes a gordura sai facilmente e a função autolimpante - disponível em alguns fogões, também pode ser ativada conforme as instruções do manual do fabricante.

Clique aqui e saiba mais

Produtos encontrados: 179 Resultado da Pesquisa por: em 1 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 179 Resultado da Pesquisa por: em 1 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Nenhum produto foi encontrado!

Navegue também