Televendas
(62) 4002.4334
Capital
(62) 3501.1000
Demais Localidades
Televendas
(62) 4002.4334
Capital
(62) 3501.1000
Demais Localidades
Oferta do dia!

Oferta
do dia!

Esta oferta foi especialmente
selecionada para você! Imperdívelsomente hoje!

OfertaDoDia

Receba ofertas e descontos exclusivos no seu e-mail!

Fogão

Qual é o melhor fogão?

Na Novo Mundo, você encontra opções de fogão de piso e de embutir da Brastemp, Electrolux, Consul, Dako e muito mais. Conheça os modelos a gás com 2, 4, 5 e 6 bocas, além do fogão industrial com forno. Está em dúvida de qual fogão comprar? Saiba mais sobre as diferenças entre os fogões, como escolher o número de queimadores e as funcionalidades úteis, além de dicas de limpeza!

Tipos de fogão

Para começar a escolha do fogão, veja a tabela a seguir e identifique qual tipo de fogão vendido na Novo Mundo é mais indicado para suas necessidades.

Tipo de fogão Fogão de piso
Piso
Fogão de embutir
Embutir
Fogão industrial
Industrial
Características Fácil de instalar e ideal para uso doméstico Também ideal para uso doméstico.
Demanda cozinha planejada.
Ideal para uso intenso, como em restaurantes e escolas ou para casas de veraneio e áreas externas, devido sua resistência.
Queimadores 4, 5 e 6 bocas 4, 5 e 6 bocas 2, 4 e até 8 bocas
Forno Pode ter até 2 fornos
(forno duplo).
Possui modelos com
até 2 fornos.
Possui modelos sem e com forno.
Funcionamento A gás ou gás encanado
(após ajuste).
A gás ou gás encanado
(após ajuste).
A gás ou gás encanado (após ajuste).

Quantidade de bocas

Para escolher o número de queimadores do seu fogão, leve em conta seu perfil:

Mora sozinho(a): um fogão 2 bocas é o ideal para quem tem pouco espaço, não cozinha muito e vai usar o fogão para preparar pouca variedade de comida. Já quem tem mais espaço, costuma cozinhar mais e receber amigos para refeições, pode optar por um fogão 4 bocas.


Casal sem filhos: perfil também adequado a pessoas que dividem a casa, é ideal para aqueles que cozinham mais no final de semana ou ainda costumam receber amigos em casa e preparar refeições simples. Sendo assim, um fogão 4 bocas dá conta do recado.


Casal com um filho: nesse caso é necessário um fogão de 4 ou 5 bocas, pois a frequência de uso desse perfil de consumidor é mais intensa. Além disso, a variedade de comidas pode ser maior.


Família grande: para famílias maiores é necessário um reforço na quantidade de queimadores. Por isso, a escolha mais adequada é por um fogão de 6 bocas, que permite o preparo de mais alimentos simultaneamente com uma maior agilidade.

Características dos fogões

Conheça as principais características dos fogões. Assim, você vai ter mais facilidade e até mesmo segurança na hora do preparo das refeições:


Queimadores

Dupla, tripla, quadri e mega chama: permite o cozimento mais rápido e uniforme de maior quantidade de comida, sendo utilizado para panelas maiores.

Chama flex: permite controlar separadamente a chama externa e interna do queimador, de forma a torná-las mais sensíveis ou mais potentes.

Queimador selado: evita que sujeira, alimentos e líquidos entrem dentro do queimador e acabem entupindo-o e prejudicando seu funcionamento.

Mesa

Painel digital e touch: mostra informações como a temperatura ajustada no forno e a hora. Alguns modelos são touch - sensíveis ao toque, tornando o manuseio ainda mais fácil.

Corta-chama: ideal para quem tem crianças em casa ou costuma ligar as bocas do fogão acidentalmente. É necessário manter o botão em posição de chama máxima, pressionando-o durante 10 segundos aproximadamente.

Acendimento automático: acendimento dos queimadores através de faíscas produzidas por energia elétrica. Caso falte luz é possível acender o fogão com fósforo, isqueiro ou acendedor.

Consumo de gás e energia elétrica

Consumo de gás: A Conpet, através do selo Conpet de eficiência energética, sinaliza ao consumidor os produtos que são mais eficientes no consumo de gás, classificando-os de A a E. Sendo assim, fogões com selo Conpet A serão sempre mais econômicos do que aqueles com classificação C, por exemplo.

Classificação energética: para fogões com acendimento automático, o INMETRO atribui uma classificação de A a E – o selo Procel. Fogões mais econômicos (mesa e forno) têm classificação mais próxima de A e os que mais consomem energia são mais próximos de E. Por isso, se estiver levando em conta o consumo energético e ficar na dúvida entre um fogão com mesa A e um fogão com mesa C, prefira a primeira opção.

Como escolher o forno?

Conheça algumas das principais funcionalidades dos fogões e acerte na escolha:

Grill: é perfeito para receitas mais douradas, com cor homogênea. Os pratos ficam mais bonitos e saborosos. Pode também ser utilizado para finalizar massas e lasanhas.

Convecção: sistema de circulação de ar que garante uma temperatura mais homogênea no forno a gás, já que o calor é melhor distribuído. Além disso, pode agilizar o processo de cozimento e evita absorção de odores, o que é ideal para preparar alimentos diferentes ao mesmo tempo.

Luz no forno: permite espiar os alimentos durante o preparo sem a necessidade de abrir o forno, o que acaba interferindo na temperatura interna e muitas vezes compromete a qualidade das refeições.


Vapor no forno: deixa os pratos mais suculentos e saborosos e as carnes menos ressecadas. Possibilita preparar receitas sem precisar deixar em banho-maria.

Prateleiras deslizantes: as hastes são mais seguras, acompanhando o movimento de abertura da porta do forno.


Autolimpante: as paredes do forno autolimpante são revestidas de esmalte especial para evitar manchas de óleo e gordura.

Vidro duplo: fornos com vidro na parte interna e externa são mais seguros, garantindo uma dupla proteção e evitando queimaduras.

Pés altos ou ajustáveis: facilitam a limpeza ao redor e na parte de baixo do fogão.


Dicas de instalação

  • Meça o espaço disponível antes de comprar seu fogão, bem como a voltagem das tomadas. O fogão deve ser instalado num local arejado e sem muita circulação de pessoas.
  • Procure colocar o fogão de piso perto de uma bancada para facilitar o preparo dos alimentos.
  • Tanto os fogões de embutir, quanto fogões de piso, devem ser preferencialmente instalados por uma rede autorizada. Consulte o manual do fabricante para informações sobre instalação gratuita.

Qual a melhor forma de limpar o fogão?

A limpeza é essencial para a manutenção do fogão, assim evita-se o entupimento de queimadores, manchas, entre outros desconfortos. Antes de limpar seu fogão, sempre desligue-o da tomada e feche o registro de gás. Lembre-se: o fogão deve estar frio para que a limpeza seja feita.

Para a limpeza da mesa do fogão, utilize a parte macia da esponja com água e sabão ou detergente neutro. Não use instrumentos cortantes ou produtos abrasivos, como palha de aço, produtos químicos, ácidos, vinagres, suco de limão. Após limpar a mesa, seque imediatamente com pano seco e macio para evitar manchas.

Para limpar o forno, remova o excesso da gordura com um pano úmido e morno. Nos modelos autolimpantes a gordura sai facilmente e a função autolimpante - disponível em alguns fogões, também pode ser ativada conforme as instruções do manual do fabricante.

Clique aqui e saiba mais

Produtos encontrados: 169 Resultado da Pesquisa por: em 692 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 169 Resultado da Pesquisa por: em 692 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Nenhum produto foi encontrado!

Navegue também